O técnico Francisco Diá, anunciado na terça-feira (6) como novo comandante do Sousa para a sequência da Série D do Campeonato Brasileiro de 2025, amplia uma das trajetórias mais extensas do futebol brasileiro. Aos 69 anos, o folclórico treinador potiguar trabalhará agora no 23º clube da carreira, iniciada em 1995, no Força e Luz-RN.
O número chama atenção: desde o primeiro trabalho, foram quase três décadas rodando o país, principalmente o Nordeste, acumulando experiências e voltas por clubes tradicionais da região. O Sousa será seu terceiro clube da Paraíba — ele já havia passado por Botafogo-PB e Campinense — e chega ao Dino em um momento de reconstrução, após o time, que é o atual bicampeão paraibano, começar a Série D sem vitórias nas três primeiras rodadas.
Ao longo dos anos, Diá não apenas passou por muitos clubes, mas também retornou a vários deles. No Campinense, por exemplo, foram cinco temporadas. Também teve três passagens por Altos, Alecrim, ABC, São Gonçalo-RN, Ferroviário e Botafogo-PB. Icasa e Sampaio Corrêa o contrataram em duas oportunidades.
A marca dos 23 clubes inclui equipes dos mais diversos portes, entre elas, América-RN, ASA, Oeste, Mogi Mirim, Grêmio Barueri e Juazeirense. Apesar da rotatividade, em alguns clubes teve trabalhos duradouros e títulos estaduais, especialmente no Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Clubes que Francisco Diá já comandou
- ABC
- Alecrim
- Altos
- América-RN
- ASA
- Botafogo-PB
- Campinense
- Ferroviário
- Força e Luz-RN
- Grêmio Barueri
- Icasa
- Juazeirense
- Metropolitano
- Mogi Mirim
- Nacional-AM
- Oeste
- Penapolense
- Pouso Alegre
- Santa Cruz
- Santa Cruz-RN
- Sampaio Corrêa
- São Gonçalo-RN
- Sousa
- Fonte :. Ge







0 comentários:
Postar um comentário