O Brasil venceu o Haiti por 3 a 0, nesta sexta-feira, e
deixou a situação bem encaminhada para classificação no Grupo C da Copa do
Mundo. Com quatro pontos, a seleção brasileira é líder da chave e precisa de
pelo menos um empate com a Escócia, na próxima quarta-feira, para garantir vaga
na segunda fase.
Como os marroquinos venceram os escoceses, mais cedo nesta
sexta, a seleção africana tem a mesma pontuação do Brasil e ocupa a segunda
posição por conta do saldo de gols. A Escócia é a terceira, com três pontos, e
o Haiti é lanterna, ainda sem pontuar.
Caso o Brasil empate com a Escócia, e o Marrocos vença o
Haiti, a seleção brasileira ainda avançaria com a segunda posição, pois não
seria ultrapassada pelos europeus. No entanto, se o Brasil perder na próxima
quarta-feira, junto de uma vitória marroquina, a classificação já não seria
garantida. Isso porque a Seleção terminaria na terceira posição.
Por que é importante ser líder do grupo?
Terminar na liderança do Grupo C garante ao Brasil vantagens
estratégicas e logísticas. Primeiro, enfrentar o 2º colocado do Grupo F, de
Holanda, Japão, Suécia e Tunísia na segunda fase. Teoricamente é melhor duelar
contra o vice-líder do que contra o líder do grupo.
Mais importante ainda seria jogar esta fase de mata-mata em
Houston, mantendo a base de treinamentos e viagens mais curtas na Costa Leste
dos EUA. Se ficar em segundo, o Brasil vai precisar viajar para Monterrey, no
México, para disputar a segunda fase. Na terceira posição, teria inúmeras
possibilidades momentaneamente em aberto.







0 comentários:
Postar um comentário